Como escolher sua primeira linguagem de programação

As razões para aprender a programar são as mais variadas, assim como as pessoas que querem aprender. Você pode ter um programa que quer fazer ou talvez apenas queira entrar nesse mundo da programação. Então, antes de escolher sua primeira linguagem de programação, pergunte a você mesmo: Onde você quer que esse program rode? e O que você quer que o seu programa faça?

Suas razões para aprender a programar deve lhe ajudar na escolha de sua primeira linguagem de programação.

Conheça seu dispositivo

Onde seu programa irá rodar é um fator determinante na escolha da linguagem de programação.

Aplicações de desktop (computadores de mesa) são os programas tradicionais que são executados em Desktops e Notebooks. Para estes você irá escrever programas que rodam somente em um único computador por vez. Aplicações moveis, também conhecidos como Apps, são executados em dispositivo moveis que usam iOS, Android e outros sistemas operacionais. Aplicações para web são websites que funcionam como aplicação.

  • Programação ou criação do Front-end, que é escrever o codigo que roda no navegador propriamente dito. Esta parte é a que os usuarios vêem, que também é chamada de client-side (lado do cliente), isso porque o navegador web é o lado cliente da arquitetura cliente-servidor. O Navegador Web no seu computador local ou dispositivo.
  • Programação Back-end, tamém conhecida como lado-servidor “server-side”, é o codigo escrito para rodar no servidor, que é um computador que não tem acesso fisico.

O que criar

Programar é uma disciplina muito ampla e pode ser usada em uma variedade de areas. As mais comuns incluem:

  • Analise de dados,
  • desenvolvimento web,
  • desenvolvimento de jogos, e
  • automações.

Agora que vimos o porquê e onde você quer programar, vamos ver as duas grandes línguas para iniciantes.

Python

Python é uma das linguagens mais populares para o programadores de primeira viagem, e não é por acidente. Python é uma linguagem para o uso geral. Significa que pode ser usada para uma infinidades de tarefas. Não há quase nada que não possa ser feita com Python. Isto permite que uma ampla gama de iniciantes usem essa linguagem de forma pratica. Adicione a isso duas funcionalidades chaves que o Python tem, que é ótima para programadores iniciantes: Sintaxe semelhante ao inglês e ênfase na legibilidade do código.

A sintaxe de uma linguagem é essencialmente o que você escreve para fazer o programa rodar. Isto pode incluir palavras, caracteres especiais (como
“;”,”$”,”%”, ou “{ }”), espaço em branco, ou qualquer combinação. Python usa o inglês o máximo possível, diferente das outras linguagens, que com frequência usa pontuação e caracteres especiais. Como resultado disto, Se lê o Python de forma mais natural, como a nossa linguagem. Isto ajuda os novos programadores em focar na resolução de problemas e gastam menos tempo lutando com as especificações da linguagem.

Combinada com uma sintaxe limpa e focada na legibilidade. Quando escrever um código, você irá criar blocos lógicos de código, seções de código que justos trabalharam para o mesmo proposito. Em muitas linguagens, estes blocos são delimitados por caracteres especias. Eles podem ser delimitados por { } ou algum outro caractere. A combinação dos caracteres de delimitação do bloco  e a sua habilidade de escrever o seu código é quase uma forma de diminuir a legibilidade. Vamos ver um exemplo.

Aqui temos um pequena função, chamada “fun”, que pega um numero, x como entrada. Se x igual a 0 (zero), ele executa um outra função chamada “no_fun” (que faz alguma coisa sem graça). Essa função não recebe entrada. Caso contrario, ela executa a função “big_fun”, usando a mesma entrada x.

Esta função definida na linguagem “C” poderia ser escrita da seguinte forma:

Ou, desta forma:

Ambas são funcionalmente equivalentes e as duas irão rodar. O “{ }” e  o ” ; ” nos diz onde estão as diferentes partes dos blocos; no entanto, uma é claramente mais legivel para nós. Contrastando isso com a mesma função em Python:

Neste caso, há somente uma opção. Se o código não fosse estruturado dessa maneira, não ia funcionar, então se você tem um código que funciona, você tem um código legível. Além disso, observe a diferença na sintaxe. Com a exceção do “def”, as funções no Python são em inglês e será clara para a maioria das pessoas. Já no “C” por exemplo as funções “void” e “int” são menos intuitivas.

O Python também tem um excelente ecossistema. Isso significa duas coisas. Primeiro, você tem uma grande e ativa comunidade de pessoas que usam a linguagem, e você pode recorrer a elas quando você precisar de ajuda e orientação. Segundo, existe um grande numero  de bibliotecas preexistentes, que são blocos de códigos que podem executar funções especiais. São uma serie processos matemáticos avançados para gerar gráficos para quase qualquer coisa que você imaginar.

Python tem duas desvantagens para ser sua primeira linguagem de programação. A primeira é que as vezes você tem que usar uns truques para instala-lo, principalmente em computadores rodando Windows. (Se você usa Mac ou Linux, Python já esta instalado.)  Embora isso não seja um problema intransponível, e a situação deve melhorar com o tempo. E isso pode ser um fator decisivo para algumas pessoas. A segunda desvantagem é que para as pessoas que querem especificamente construir websites. Enquanto há projetos escritos em Python (como Django e Flask) que permitem criar websites, não há muitas opções para escrever em Python que irá rodar num navegador web. Python é uma linguagem back-end ou server-side.

JavaScript

Se você sabe que a principal razão para você aprender a programar é para criar websites, então JavaScript pode ser a melhor escolha para você. JavaScript é a linguagem da web. Alem de ser a linguagem padrão da web, JavaScript tem algumas vantagens como um linguagem para iniciantes.

Primeiro, não precisa instalar nada. Você pode abrir em qualquer editor de texto (como Notepad no windows, mas não um editor de Texto como Microsoft Word) e começar a programar em JavaScript. O código vai rodar no seu navegador web. Os navegadores web mais recentes tem um motor JavaScript embutido, então o seu código irá rodar em quase todos os computadores e em muitos dispositivos moveis. O fato de que você pode rodar seu código imediatamente num navegador proporciona um retorno de execução muito rápido, que é bom para os novos programadores. Você pode criar, testar um programa e ver o resultado rapidamente.

Enquanto o JavaScript começou a vida como um linguagem front-end, um ambiente chamado Node.js permitiu a você criar programas que roda tanto navegador web quanto no servidor. Agora o JavaScript pode ser usado tanto como linguagem front-end  quanto back-end. Isto tem permitido ao JavaScript um aumento na sua popularidade. JavaScript também tem um numero muito grande de pacotes que fornecem funcionalidades à linguagem principal, permitindo ao JavaScript ser usado como linguagem para o uso em geral, e não somente como linguagem direcionada para desenvolvimento web, como o Python, JavaScript tem um vibrante e ativo ecossistema.

Apesar do seus pontos forte, o JavaScript não esta livre de seus inconvenientes para o novos programadores. A sintaxe do JavaScript não é tão clara ou semelhante ao inglês como o Python. É muito mais parecido com o “C” apresentado anteriormente. Ele também não tem a legibilidade como um principio chave de design.

Fazendo uma Esolha

É difícil você se arrepender com o Python ou JavaScript como a sua primeira linguagem de programação. O fator chave é o que você pretende fazer. E por que você esta aprendendo a Programar? Sua resposta deve influenciar na sua decisão de forma mais direta. Se você esta procurando fazer contribuições para o software livre, você encontrará um grande numero de projetos escritos nas duas linguagens. Alem disso, muitos projetos que não são originalmente escritos em JavaScript mas ainda fazem uso dele nos seus componente de front-end. Quando você fizer a sua escolha, não se esqueça da sua comunidade local. Você tem amigos ou colegas de trabalho que usam essas linguagens? Para um programador iniciante, ter um suporte é muito importante.

Boa sorte e feliz programação.

Fonte: opensource.com

Deixe uma resposta